Tatuagens Maori Femininas

Share on Facebook0Share on Google+0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0

A palavra “tatuagem” vem da palavra “tatau”. Capitão James Cook usou a palavra “tattow” quando testemunhou a tatuagem pela primeira vez no Taiti, em 1769.

De acordo com a mitologia Maori, a tatuagem começou com um caso de amor entre um jovem pelo nome de Mataora (que significa “Rosto de vitalidade”) e uma jovem princesa do submundo com o nome de Niwareka. Um dia, no entanto, Mataora bateu em Niwareka, e ela deixou-o, correndo de volta para o reino de seu pai, que foi batizada de “Uetonga”.

Mataora, cheio de culpa e desgosto lutou pela sua princesa Niwareka. Depois de muitas tentativas, e depois de superar inúmeros obstáculos, Mataora finalmente chegou ao reino de “Uetonga”, mas com a sua pintura facial bagunçada e suja depois da sua viagem. A família de Niwareka insultou e ridicularizou Mataora por sua aparência suja. Em seu estado muito humilde, Mataora implorou perdão a Niwareka, e ela acabou aceitando. O pai de Niwareka de seguida, se ofereceu para ensinar Mataora a arte da tatuagem, e ao mesmo tempo Mataora também se inclinou à arte de Taniko – o entrançar das fronteiras e manto de muitas cores.

Mataora e Niwareka voltaram assim junto ao mundo dos humanos, trazendo com eles a arte de Mataora e Taniko.

tatuagens maori femininas

Tatuagem Maori – Simbolismo

A sua simbologia mais caraterística é de poder e autoridade. Poderia, também, definir de imediato o “bilhete de identidade” de uma pessoa.

As mulheres não eram tão extensivamente tatuadas como os homens. Seus lábios superiores eram delineados, geralmente em azul escuro. As narinas também tinham incisões finas. A maori no queixo era sempre a mais popular, e continuou a ser praticada até mesmo na década de 1970.

Se já ultrapassou muitos obstáculos na sua vida e se sente uma guerreira, a tatuagem maori é a ideal para si.

Pode também ver as tatuagens tribais femininas.

Galeria de Fotos de Tatuagens Maori Femininas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *